OMSI - LOTUS Simulator - Proton Bus Simulator
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Autosan SanCity Sobol
Tutoriais de Blender Explorando... e aprendendo - Onibus I_icon24Hoje à(s) 2:17 am por piotr_trytek125

» OMSI 2 Add-on Heuliez Bus-Pack GX x37 Elektro-Edition
Tutoriais de Blender Explorando... e aprendendo - Onibus I_icon2417th maio 2024, 9:14 am por Nono_09726

» zurich 11
Tutoriais de Blender Explorando... e aprendendo - Onibus I_icon2414th maio 2024, 3:51 pm por Matej138

» OMSI 2 - Addon Palma de Mallorca
Tutoriais de Blender Explorando... e aprendendo - Onibus I_icon2413th maio 2024, 2:56 pm por N.lrd1993

» Solaris IV IWO
Tutoriais de Blender Explorando... e aprendendo - Onibus I_icon2412th maio 2024, 11:54 am por Tramvaj5

» Guangzhou City
Tutoriais de Blender Explorando... e aprendendo - Onibus I_icon2412th maio 2024, 10:08 am por paulgalloway7

» OMSI 2 - Add-on Irisbus Familie – Citybus Pack
Tutoriais de Blender Explorando... e aprendendo - Onibus I_icon2412th maio 2024, 4:57 am por o.ndiaye3

» OMSI 2 - Zurich Line 11 Tram Addon
Tutoriais de Blender Explorando... e aprendendo - Onibus I_icon2411th maio 2024, 5:04 pm por tramway10303

» Add-on IVECO Bus-Familie Urbanway
Tutoriais de Blender Explorando... e aprendendo - Onibus I_icon2410th maio 2024, 3:22 pm por tramway10303

» Dalian Map
Tutoriais de Blender Explorando... e aprendendo - Onibus I_icon247th maio 2024, 9:33 am por Fênix

» Beijing Haidian 50
Tutoriais de Blender Explorando... e aprendendo - Onibus I_icon247th maio 2024, 9:27 am por Fênix

» Neobus Spectrum city OF-1519 bluetec 5 padrão Ponta Grossa (VCG)
Tutoriais de Blender Explorando... e aprendendo - Onibus I_icon247th maio 2024, 9:26 am por Fênix

» Marcopolo Torino BH e RMBH
Tutoriais de Blender Explorando... e aprendendo - Onibus I_icon247th maio 2024, 9:22 am por Fênix

» Marcopolo Torino S MB 1721/1721L Euro V Padrão Transcol-ES
Tutoriais de Blender Explorando... e aprendendo - Onibus I_icon247th maio 2024, 9:18 am por Fênix

» BRASIL VIAGEM XTREME
Tutoriais de Blender Explorando... e aprendendo - Onibus I_icon246th maio 2024, 9:57 am por Altieres Bezerra

» OMSI 2 Add-on Berlin Linie 300
Tutoriais de Blender Explorando... e aprendendo - Onibus I_icon245th maio 2024, 1:39 pm por Olaf200474

» Solaris urbino 18 Hybrid
Tutoriais de Blender Explorando... e aprendendo - Onibus I_icon245th maio 2024, 5:36 am por GC2Black95

» OMSI 2 Add-on MAN DN95
Tutoriais de Blender Explorando... e aprendendo - Onibus I_icon244th maio 2024, 12:51 pm por Altieres Bezerra

» OMSI 2 Add-On Mercedes-Benz Conecto Türk O345K
Tutoriais de Blender Explorando... e aprendendo - Onibus I_icon243rd maio 2024, 8:30 am por EgeXp

» OMSI 2 Add-on Saint-Servan
Tutoriais de Blender Explorando... e aprendendo - Onibus I_icon241st maio 2024, 4:00 pm por argentinec29

Quem está conectado?
11 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 11 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 291 em 6th abril 2021, 7:05 am
Estatísticas
Temos 1319 usuários registrados
O último membro registrado é alexandru2009lalala

Os nossos membros postaram um total de 4506 mensagens em 2974 assuntos
Calendário

Tutoriais de Blender Explorando... e aprendendo - Onibus

Ir para baixo

Tutoriais de Blender Explorando... e aprendendo - Onibus Empty Tutoriais de Blender Explorando... e aprendendo - Onibus

Mensagem por Fênix 18th outubro 2014, 8:40 am

Fonte: http://www.explorando.com.br/

By Marcos Elias

Eu também estou aprendendo modelagem 3D, mas como gosto de compartilhar o que sei, decidi fazer alguns vídeos sobre modelagem no Blender. O foco principal destes vídeos era para jogadores do OMSI, um simulador de ônibus. Mas as dicas e técnicas servem para qualquer tipo de modelagem! Depois você pode fazer o que quiser com seu projeto, seja simplesmente apreciá-lo, fazer uma renderização num programa mais sofisticado ou exportar para algum jogo ou simulador de sua preferência.

Não existe o dono da verdade nisso, cada um tem seu jeito e suas técnicas de modelagem. Apresento as minhas, da forma como faço. Pode ser que no futuro eu descubra uma forma mais prática para fazer a mesma coisa que faço hoje. O que importa é que o desenho final atenda aos objetivos de quem modela. Como ele foi feito é o de menos, hehe. Exatamente como um desenho em papel: modelagem 3D não deixa de ser um desenho, basicamente você une pontos, retas, e assim forma as figuras desejadas. Só que em três dimensões: altura, largura e profundidade… Não só em duas como seria no papel (altura e largura). Os desenhos 3D podem ser girados e visualizados em todos os ângulos. Ahhh quando as impressoras 3D ficarem baratas…

Segue uma relação dos vídeos já feitos! Se você não entende nada nada, comece pelo primeiro!




2 – Ponto de ônibus curvado e o relógio de SP (usando pontos e imagens)



3 – Divisão, recortes e buracos



4 – Recortes perfeitos com o modificador Boolean


5 – Modelagem de um ônibus real em 3D (frente)


5.2 – Modelagem de um ônibus real em 3D (parachoque)


5.3 – Modelagem de um ônibus real em 3D (traseira)


5.4 – Modelagem de um ônibus real em 3D (janelas)


Vídeo extra depois do 5.4: Melhorando e refazendo o ônibus para ficar mais real nas curvas.


6 – Modelagem do ônibus Fofão (Thamco ODA)


Download do Blender
O Blender é software livre, gratuito. É uma das ferramentas mais poderosas, e não precisa pagar nada para utilizá-lo! Tem versão para Windows, Mac, Linux… Baixe em:
http://www.blender.org/

IMPORTANTE: Para o OMSI eu uso o Blender 2.65, porque nos mais novos a exportação do .x ficou zuada e não consegui lidar com isso. Se quiser ela, procure na página “previus versions” no site do Blender. Para outros usos vale sempre pegar a versão mais atual.

Tutoriais específicos para OMSI:
* Como exportar do Blender para DirectX (o plugin de exportação fica desativado por padrão)
* Conversão de objetos de cenário (casas, cruzamentos, detalhes etc)
* Início da conversão de ônibus (como colocar os modelos 3D de um ônibus no simulador)

Mais coisas…
Inscreva-se nos meus canais! Smile
https://www.youtube.com/marquinhosxp – Canal principal, mais focado em simuladores de ônibus

https://www.youtube.com/simuladoresdeonibus – Canal secundário, também sobre simuladores (anda meio largado)

https://www.youtube.com/explorandoaprendendo – Canal aqui do Explorando (tutoriais de informática e tecnologia em geral)

Agradeço imensamente ao Cícero Moraes que publicou um excelente tutorial de Blender no antigo Guia do Hardware. Eu comecei a aprender do zero com ele, antes não sabia nada nada:

http://www.hardware.com.br/tutoriais/novo-blender3d-iniciantes/

Recomendo fortemente que você comece por ele também, se procura um tutorial em texto. No meu tutorial em vídeo eu comento basicamente os mesmos procedimentos, mas vale a pena ler o texto para pegar todas as práticas básicas.

Tutorial de Blender #005.5: Modelagem de um ônibus real em 3D (interior e piso)


Tutorial de Blender #005.6: Modelagem de um ônibus real em 3D (interior numa peça só)


Tutorial de Blender #007: Como deixar o modelo 3D mais leve e otimizado


EXTRA: Tutorial de peças no Blender: trocando o banco do Quadbus 5



Tutorial de peças no Blender: bancos dos ônibus


Blender Rapidão #001: Backface culling, faces invertidas e treta no 2.7

Fênix
Fênix
Novatos
Novatos

Mensagens : 2905
Data de inscrição : 24/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos